sábado, 9 de fevereiro de 2019

As Termas esquecidas


Olá Sixty’s

💛💛💛

No domingo como é habitual, lá acordei eu pronta para ir fazer a caminhada de 5 km pela vila de Montemor o Velho. Enquanto me vestia lembrei-me das Termas da Amieira que tão perto estão de nós e que para mudar a rotina não haveria melhor.


E lá fomos nós à descoberta de silvas, vegetação e ruínas… sim ruínas, só essas é que se encontram neste local que por volta de 1908, mais coisa menos coisa, foram premiadas a nível internacional com menções honrosas, diplomas de 1ª classe e medalhas de prata e ouro e em 1994 o espaço foi considerado de “interesse Municipal”. Ora, passados mais de 100 anos, a situação é de um total abandono e desleixo por parte da Câmara Municipal de Soure.


Outrora, este local tinha balneários com tinas, piscinas e os mais modernos aparelhos para a altura, e ainda contava com uma oficina onde se enchiam garrafas para a exportação para todo o país e ara África. Em números, as termas contavam com cerca de 1200 a 1300 visitantes por ano. Para além disto, ainda existia um hotel e uma capela.

Em 1910 o hotel foi renovado, ficando mais modernizado, mas em 1928, parte do edifício ameaçava cair o que levava várias pessoas a ficar hospedadas na Figueira da Foz e mais tarde, a fechar portas das termas, e não só… o mesmo problema que me queixo diariamente na vila de Montemor o Velho, é com os predadores mosquitos, que afastam qualquer um.


 






 







Hoje em dia é o que se vê nas fotografias que fui tirando sempre com a cautela de a qualquer momento me poder cair uma pedra na cabeça.
Muitos são aqueles que devem recorrer a estas águas, pelo menos é a ideia com que fiquei derivado ao rasto que deixaram de garrafões de água abandonados ao lado da fonte.




Estas águas são um direito de todos, uma dádiva que a natureza oferece e cabe aos governantes zelar por este tipo de riqueza. Por aqui isso nunca aconteceu…


Esperamos que tenham gostado também desta aventura numa caminhada de domingo de manhã
😊

 |sigam as páginas no Sixty Seven Ideas no facebook e instagram |
SHARE:
Blogger templates by pipdig