sexta-feira, 25 de maio de 2018

Tunísia, um mundo de cores e contrastes

Olá Sisty’s 💋
Tenho andado um bocado distante mas o excesso de trabalho e as corridas diárias de um lado para o outro não me têm facilitado na questão “tempo”... Mas cá estou eu para vos contar a nossa aventura na Túnisia, um país tão diferente do que estamos habituados.







Não vou mentir, não ficou o top dos meus países... Mas é um mar de sensações. Agora acredito que há tanta beleza para se ver em todos os países. No inicio estava preocupada em dizer às pessoas que ia viajar para a Tunísia  por saber como eles iam reagir... “Tunisia? Porquê? Querem levar um tiro?” – Ok pessoal, muito obrigado.
Muitos não viajam para determinados países por causa dos acontecimento anteriores, atos de terrorismo, como, porquê? Jamais permitam que algo deste genero vos afaste a ideia de visitar um país bonito – se fossemos todos assim, nunca viajariamos para sitio nenhum.

Há muito mais para se visitar na Tunísia do que possam imaginar e eu aposto que estão a pensar nessa coisa de família, resorts, praia. Isso era aquilo que eu tinha em mente, mas não pôde ser sempre assim. Eu estava tão mal, que já não aguentava praia, resort e não fazer nada. A Tunísia expulsou-me da água com o que realmente tem para oferecer. 
Ficámos de molho nas águas cálidas do mediterrâneo, aprendemos a arte de regatear na medina de Tunes e explorámos séculos de história pelas ruas estreitas das medinas. A Tunísia é um destino versátil, com um mundo de experiências para descobrir. 

Fotografia de "A Pipoca Mais Doce"

Ficámos no Hotel Nesrine. Um hotel de quatro estrelas, em cima da praia, perfeito para umas férias em modo “não me apetece fazer nada” com piscina, spa, vários bares e restaurantes, campos de jogos e muito mais. Os empregados são uma simpatica, mas um conselho não se esqueçam das toalhas de praia, no primeiro dia não sabiamos o que era regatear e fomos enganadissimos. E outra coisa, não bebam o rum da Tunisia, é licor de palmeira e só serve para não vos tirar da casa de banho.



Passado 4 dias de estarmos no hotel, eu já farta de não fazer nada, decidimos visitar a Medina Nova, confesso que me decepcionou um pouco. Não havia paredes brancas, janelas azuis, cores e contrastes até mais não. Mas todos nos conheciam, bastava olharem para nós que diziam “Portugueses? Oh, bacalhau com batatas, Cristiano Ronaldo”. Sim, somos conhecidos pelo bacalhau com batatas.  


Queriamos visitar a Medina Velha no dia seguinte, mas o meu namorado resolveu experimentar o rum da Tunisia. Sim, 2 dias de “internamento”, ah já me esquecia, demoramos uma hora a encontrar uma farmácia aberta a uma 5ª feira. Abençoado taxista, e todas as voltas só nos custou 14 dinar.
Lá fomos nós na 6ª feira tentar visitar a Medina Velha sem contratempos (o João já estava melhor da barriga). Foi regatear até mais não, nem eu sabia que o sabia fazer tão bem. Comprar as prendas para todos foi muito fácil e trouxemos coisas muito bonitas e engraçadas, a começar pelas toalhas de praia que eles vendem que são um perder de amores e todas feitas à mão.



Fotografia de "A Pipoca Mais Doce"


Outra coisa que eu absolutamente amei na Tunisia, foram os edificios e as portas. O país é tão pitoresco nesse sentido – as portas são apenas irreais. As formas, cores, texturas, desenhos gerais.

Ah já me esquecia... Talvez se perguntem caso tenham curiosidade em visitar este país,  porque as portas das casas têm dois pêndulos?! Não é porque vivem duas famílias mas sim porque um chama o homem e o outro chama a mulher, emitindo sons diferentes. Não é curioso?






E porque o melhor vem para o fim... Reservámos a visita à Medina de Tunes e a Sidi Bou Said, para o final. 






Atenção que na Medina de Tunes as mulheres só são “autorizadas” a entrar nos cafés que servem chá!


Sidi Bou Said

Uma vila linda, onde todas as casas são brancas e azuis, cheia de ruas e ruelas, escadas e as vistas? São só incríveis. Chamam-lhe a “Jóia da Tunísia” e é fácil perceber porquê. Vale mesmo a pena a visita, só não comam a dourada “portuguesa” que é tão famosa lá, o sabor é muito estranho...









Viajamos com a Companhia Tunisair, demorámos cerca de duas horas e meia de voo. É um país que fica em conta, a viagem é barata e no próprio país não se gasta uma fortuna, desde que se saiba regatear e bem. Aconcelho a fazerem praia e a sair, visitar, experimentar, misturar culturas e saberes, sim porque a Tunisia não é um país de autentico terror. Conseguimos passear, ver e comprar sem sermos assaltados, sequestrados e todos os pensamentos que as pessoas idealizam de um país assim.

Não fiquei nada fã da comida como já dei a entender atrás, porque tem uma aparência um tanto ou muito esquisita e para esquisita já basto eu.
De resto, preparem as malas e partam à descoberta deste país tão puro.




|sigam as páginas no Sixty Seven Ideas no facebook e instagram |

SHARE:
Blogger templates by pipdig