segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O amor dos Catos

Olá Sixty's 💛
Quem me conhece sabe bem o meu amor por catos e suculentas. É uma coisa que eu não sei explicar... O meu namorado à pergunta “sabes o que comprei hoje?”, até responde de imediato “mais um cato”.
Por isso, hoje trago-vos uma explicação do que aprendi e tenho aprendido com estes meninos que até dão algum trabalho...






Porque amamos catos e suculentas e não as queremos matar, correto?

Os catos e as suculentas são das melhores plantas para termos em casa, são incrivelmente bonitos e não dão assim tanto trabalho e manutenção. Mas não são para serem esquecidos...





Mesmo assim, existem alguns que não são assim tão duradouros porque apenas os compramos numa loja e não fazemos ideia dos cuidados que temos de ter, para isso eu dou uma ajudinha!
Há muito tempo quando comecei esta jornada de viver sozinha confesso que nunca fui muito boa em preservar plantas lá em casa, todas acabaram por morrer, mas agora... Tenho inúmeros catos e suculentas espalhados pela casa, um jardim 😊 e confesso que aprendi muito com algumas referências de cuidados simples que vos deixo já aqui.

LUZ
Os catos e as suculentas precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia. Devemos só não expor as nossas plantinhas à luz direta e severa, ou serão queimadas pelo sol. Sim, isso é uma que acontece.

COLOCAÇÃO
Continuando sobre o assunto da luz, devemos colocar as plantas junto às janelas para que tenham muita luz solar, mas evitando sempre aquelas janelas onde o sol do meio-dia as atinge diretamente, para não estarem expostas às temperaturas muito altas.
Quanto a locais com pouca luz solar, teremos de as ir girando de forma a terem luz na cobertura total da planta.

TEMPERATURA
Os catos e as suculentas geralmente toleram temperaturas entre 21ºC e 29ºC durante os meses mais quentes e um minimo de 10ºC e 13ºC durante os meses mais frios.

REGA
Ao contrario do que muitos pensam, este tipo de plantas necessita de muita água, mas é crucial que não sejam afogadas ou que as raízes estejam molhadas muito tempo. A chave é manter as raízes das plantas hidratadas, devemos colocar água até o solo estar molhado e só voltar a regar quando este estiver completamente seco.
Os catos e as suculentas passam por um periodo de “sono” no inverno, logo não têm de ser regados com tanta frequência.

VASO
Devemos evitar vasos de vidro e qualquer um que não tenha um orifício. Estes buracos no fundo dos vasos ajudam na circulação de ar e na secagem do solo. Sem eles facilmente podemos afogar uma planta e atrair muitos bichos. Se quiserem usar um vaso sem buraco, o meu concelho é deixá-los nos vasos de plástico e depois colocá-lo no vaso decorativo.

SOLO
Aconselho a usar uma terra especial para catos e suculentas. Também podemos juntar a essa terra areia ou cascalho para facilitar a drenagem.

FERTILIZANTE
Este tipo de plantas não precisa de fertilizante, mas adicionar algumas vezes durante o mês ajuda a planta a ganhar nutrientes no solo. Existem fertilizantes especificos para este tipo de plantas.

PLANTAÇÃO
Uma regra geral é ir mudando o vaso uma vez por ano. Sintomas como água a mais, raízes muito apertadas ou até mesmo a planta já estar muito grande, significa que está na hora de mudar de recipiente.





Espero ter-vos ajudado a cuidarem das vossas plantinhas da melhor forma e com muito amor.
Deixem os vossos comentários, quero saber tudo 💓



|sigam as páginas no Sixty Seven Ideas no facebook e instagram |



SHARE:
Blogger templates by pipdig